Fundos de Investimento Imobiliário




Fundo VIP

Porquê investir no imobiliário?

A propriedade imobiliária é uma classe de ativos que desempenha um papel significativo em muitas carteiras de investimento. Devido às suas características únicas, o investimento imobiliário tende a comportar-se de maneira diferente de outras classes de ativos, como ações, obrigações e matérias primas. A inclusão de investimentos imobiliários numa carteira de ativos financeiros mobiliários terá potencialmente benefícios de diversificação devido à correlação imperfeita entre os retornos imobiliários e os retornos de ações e obrigações.

Genericamente, as principais razões para investir em imóveis são obtenção de um rendimento, valorização do preço do imóvel, cobertura da inflação, diversificação e potenciais benefícios fiscais.

A propriedade imobiliária tem algumas características únicas em comparação com outras classes de ativos de investimento. Essas características incluem heterogeneidade e localização fixa, elevado valor unitário, necessidade de gestão da propriedade, altos custos de transação, depreciação, sensibilidade ao mercado de crédito, falta de liquidez e dificuldade de determinação de valor e preço. A localização é um fator crítico na determinação do valor de uma propriedade imobiliária.

Estas caraterísticas recomendam o investimento através de instrumentos (como fundos de investimento) que permitem ter acesso a uma carteira diversificada e, simultaneamente, beneficiar de economias de escala  

Quais os fundamentos que justificam os nossos clientes investirem em imobiliário?

O aforrador português é tradicionalmente conservador na aplicação das suas poupanças, procurando obter algum rendimento dos seus investimentos sem colocar em causa o capital investido. Contudo, a conjuntura atual caracterizada pela adoção de uma política monetária bastante acomodatícia pela generalidade dos bancos centrais globais tem deprimido as taxas de juro. Consequentemente, a capacidade de obtenção de um rendimento atrativo através de investimento em ativos financeiros mobiliários tem-se reduzido significativamente

O investimento em imobiliário, neste contexto, surge como um investimento alternativo que permite procurar um rendimento mais elevado para os seus investimentos e terá potencialmente benefícios de diversificação devido à correlação imperfeita entre os retornos imobiliários e os retornos de ações e obrigações.









Os campos assinalados com ( ) são de preenchimento obrigatório