Fundo em Destaque


Pictet – Timber R EUR

LU0340559805 (Classe R: sem cobertura cambial para Euros)


Destaques

  • Único fundo de gestão ativa da nossa oferta com foco no setor de empresas cotadas de propriedade florestal.
  • Foco na propriedade florestal, mas diversificado ao longo de toda a cadeia de valor de produtos de madeira e derivados.
  • A construção residencial nos EUA, a utilização de embalagens de cartão para o transporte de artigos adquiridos no comércio online, o impacto do tema da sustentabilidade na substituição de artigos em plástico por artigos em papel são importantes fatores de contribuição para a cadeia de valor de produtos de madeira.



O Fundo

Portefólio de 40 a 60 títulos
Fundo investe em empresas da cadeia de valor de produtos de madeira.
Criado em 2008



Porquê Investir num Estratégico Recurso Natural?

1: Aumento da procura

O crescimento económico e demográfico especialmente na Ásia tem impulsionado a procura por madeira e seus derivados para os setores de construção e consumo pessoal – papel, embalagens de alimentos e produtos de higiene.

2: Redução da oferta

A cada ano, ao nível global, a área florestal é reduzida devido à desflorestação e degradação (nomeadamente via incêndios). Além disto, ocasionalmente surgem restrições à produção de madeira como entre 2015 e 2017 na Columbia Britânica. Segundo o Governo do Canadá, cerca de 20% da procura de madeira maciça nos EUA provém da Columbia Britânica, mas uma prolongada infestação de besouro resultou em perdas acumuladas de quase 60% de todo o volume comercial de pinheiro durante 2015 e 2017.

3: O valor do ativo aumenta com o tempo

Dado que o valor da madeira aumenta com a idade, este é relativamente imune a uma desaceleração do ciclo económico. Em momentos de recessão, o corte de árvores tendencialmente sofre uma redução. No entanto, até ao momento em que a atividade é retomada, o valor destas árvores terá aumentado.

4: Promoção da sustentabilidade

As florestas armazenam uma vasta quantidade de carbono. A utilização de produtos de madeira tem um impacto neutro nas emissões de carbono, dado que o carbono libertado durante a sua queima é o mesmo que foi absorvido durante o crescimento da árvore. Também ao nível da utilização de biocombustíveis, a utilização de madeira não reduz a área disponível para o cultivo de alimentos – ao contrário dos etanóis vegetais.

5: Ampla oportunidade de investimento

O universo investível do fundo inclui cerca de 160 empresas, dois terços dos quais localizados em mercados desenvolvidos. Investe em empresas ativas ao longo da cadeia de valor de produtos de madeira, desde o cultivo até ao processamento de bens de consumo. O maior foco está em empresas que possuem e gerem florestas.




O Universo de Investimento

O universo de empresas que operam ao longo da cadeia de valores de produtos de madeira e seus derivados é extenso e inclui empresas dos seguintes ramos de atividade:

Exposição a Ativos Reais:



Cadeia de valor de derivados de madeira:

- Operadores e proprietários de florestas


- Fabricantes de produtos em madeira (perfis)

- Produção de polpa

- Fabricantes de embalagens de cartão (expedição de encomendas)

- Construtores de casas em madeira

- Produção de papel para escritório



Descrição do Portefólio


 
Dados a 30 de abril 2018.


Histórico

201820172016201520142013
Retorno Anual9,62%
11,31%7,60%1,58%12,94%9,74%

Dados a 31 de maio 2018.



 
Consulte as Informações Fundamentais aos Investidores e o Prospeto. Página atualizada a 12 junho 2018.


Informação Legal
 
 
O subfundo mencionado é parte da SICAV Pictet, uma sociedade de investimento de capital variável sediada no Luxemburgo (Société d'Investissement à Capital Variable), legalmente constituída e a operar em conformidade com as leis do Luxemburgo e com a Diretiva 2009/65/EC do Conselho, de 13 de julho de 2009. Este é um material publicitário e não divulga todas as informações pertinentes relativas ao subfundo apresentado. Para mais informações sobre riscos de investimento associados a este subfundo, consulte o Prospeto e documento de Informações Fundamentais Destinadas aos Investidores (IFI).

A informação aqui contida foi selecionada pelo Banco Carregosa a partir de fontes reputadas como fidedignas.
 
A gestão do fundo Pictet-Timber "R" (EUR) ACC é da inteira responsabilidade da Pictet Asset Management (Europe) S.A
 
A seleção dos fundos em destaque realizada pelo Banco Carregosa não constitui qualquer oferta, recomendação ou solicitação para a transação de qualquer instrumento financeiro.
 
O potencial investidor é responsável pelas suas decisões de investimento, devendo considerar, de modo cuidado, os seus objetivos de investimento, situação financeira, tolerância e capacidade de suportar o risco do investimento nos instrumentos financeiros em causa.
 
O investimento no fundo Pictet-Timber "R" (EUR) ACC pode implicar a perda do capital investido.

A Pictet Asset Management (Europe) S.A. pode partilhar com o Banco Carregosa, na qualidade de distribuidor, uma parte das Comissões de Gestão e/ou Distribuição cobradas pelo fundo, bem como oferecer benefícios não monetários. Entendem-se por benefícios não monetários o acesso a documentos de pesquisa e de recomendação de investimento e o acesso a colaboradores do Banco Carregosa a conferências e formações organizadas pela Pictet Asset Management (Europe) S.A. Em todo o caso, o recebimento destas comissões não põe em causa a independência do Banco Carregosa na avaliação e seleção dos fundos de investimento.

A rentabilidade passada não constitui garantia de rentabilidade futura.

 

 








Os campos assinalados com ( ) são de preenchimento obrigatório