Fundo em Destaque








Nordea 1 Stable Return E EUR

LU0227385266 (Classe E em Euros)


Destaques

  • Balanceamento de riscos – na gestão ativa da carteira do fundo, a equipa de gestão utiliza um processo de alocação de ativos equilibrado em termos de risco e dinâmico, com ênfase em obrigações e ações. A equipa também assume posições longas e curtas e gere moedas ativamente.
  • O fundo investe principalmente, diretamente ou através de derivados, em ações, bem como em várias outras classes de ativos, tais como obrigações, instrumentos do mercado monetário e moedas de qualquer parte do mundo.
  • Fundo com exposição global.
  • O fundo não apresenta o seu desempenho face a um índice de referência (benchmark).
  • A Nordea é uma das maiores sociedades gestoras do norte da Europa.



O Fundo

Processo de investimento focado na exposição a diferentes fontes de retorno descorrelacionadas
O fundo procura proporcionar aos seus investidores um crescimento estável do seu investimento com maior enfoque na preservação de capital.
Investe globalmente em termos geográficos bem como em termos de ativos: obrigações, ações e moedas.
Criado em 2005
Gerido por Dr. Asbjørn Trolle Hansen, Dr. Claus Vorm e Kurt Kongsted
 




Política de Investimento

1: Atuais desafios para os investidores conservadores

Num contexto de taxas de juro a níveis baixos em que: i) as obrigações oferecem menor capacidade de diversificação, ii) os retornos históricos dificilmente se repetirão, iii) a gradual procura por ativos que ofereçam rendimentos mais elevados do que ativos de elevada qualidade (exemplo: high yield) têm resultado em sobre-avaliação, justifica a procura por estratégias de investimento que procurem minimizar as consequências descritas.
 

2: Porquê um produto orientado para resultados?

O atual contexto é único e requer novas abordagens:
  • A generalidade de fundos de alocação são muito estáticos e não permitem elevada flexibilidade por parte do gestor;
  • Estratégias de "retorno absoluto” têm desapontado.

Todavia, os investidores procuram o mesmo resultado:
  • Preservação de Capital;
  • Retorno atrativo.

O processo de investimento do Nordea Stable Return tem como objetivos:
  1. Procurar a preservação de capital a cada 3 anos;
  2. Gerar um retorno atrativo ao longo de um ciclo económico completo.
Como obter?
  • Foco em diferentes fontes de retorno descorrelacionadas
  • Ampla diversificação entre diferentes classes de ativos e em mercados financeiros globais
  • Princípios de equilíbrio de riscos (ativos que tenham bom desempenho em condições de mercado de aversão ao risco e não-aversão)
  • Sem restrições impostas por benchmarks.



Diversificação de Riscos

O Ciclo Económico

Performance Ilustrativo



Exposição Diversificada a várias fontes de retorno em diversas classes de ativos




Histórico da Classe E EUR Acc


202020192018201720162015
Retorno Anual-2.91%7,37%-6,50%1,85%2,23%1,72%

Dados a 30 de setembro de  2020.

 
 
 
 

Página atualizada a 15 de outubro de 
2020.


Consulte o Fundo em Destaque anterior.









Os campos assinalados com ( ) são de preenchimento obrigatório


Informação Legal
 
 
O subfundo mencionado é parte da Nordea 1, SICAV, uma sociedade de investimento de capital variável sediada no Luxemburgo (Société d'Investissement à Capital Variable), legalmente constituída e a operar em conformidade com as leis do Luxemburgo e com a Directiva 2009/65/EC do Conselho, de 13 de Julho de 2009. Este é um material publicitário e não divulga todas as informações pertinentes relativas ao subfundo apresentado. Qualquer decisão de investimento nos sub-fundos deve ser feita com base no Prospeto e documento de Informações Fundamentais Destinadas aos Investidores (IFI) que estão disponíveis, juntamente com os relatórios anual corrente e semi-anual do fundo, por via electrónica em inglês e na língua local do mercado onde o mencionado OICVM está autorizado para distribuição, e poder ser solicitado, sem ônus, junto a Nordea Investment Funds S.A, 562, rue de Neudorf, PO Box 782, L-2017 Luxemburgo.

A informação aqui contida foi selecionada pelo Banco Carregosa a partir de fontes reputadas como fidedignas.
A gestão do fundo Nordea 1 Stable Return é da inteira responsabilidade da Nordea Investment Funds S.A..
A seleção dos fundos em destaque realizada pelo Banco Carregosa não constitui qualquer oferta, recomendação ou solicitação para a transação de qualquer instrumento financeiro.
 
O potencial investidor é responsável pelas suas decisões de investimento, devendo considerar, de modo cuidado, os seus objetivos de investimento, situação financeira, tolerância e capacidade de suportar o risco do investimento nos instrumentos financeiros em causa.
 
A Nordea pode partilhar com o Banco Carregosa, na qualidade de distribuidor, uma parte das Comissões de Gestão e/ou Distribuição cobradas pelo fundo, bem como oferecer benefícios não monetários. Entendem-se por benefícios não monetários o acesso a documentos de pesquisa e de recomendação de investimento e o acesso a colaboradores do Banco Carregosa a conferências e formações organizadas pela Nordea Investment Funds. Em todo o caso, o recebimento destas comissões não põe em causa a independência do Banco Carregosa na avaliação e seleção dos fundos de investimento.
 
O desempenho representado é histórico. O desempenho passado não é um indicador confiável dos resultados futuros e os investidores podem não recuperar o montante total investido. O valor das ações pode variar bastante, como resultado da política de investimento do sub-fundo e seu valor não pode ser assegurado, poderá perder uma parte ou a totalidade do seu dinheiro investido. Se a moeda da respetiva share class difere da moeda do país onde o investidor reside o desempenho representados podem variar devido às flutuações cambiais.
 
 

 





Advertências
 
 
Não dispensa a consulta da informação contratual legalmente exigida, as Informações Fundamentais ao Investidor e o respetivo Prospeto.
 
Esta informação encontra-se disponível no Banco Carregosa, em www.bancocarregosa.com ou no site da CMVM.