Fundo em Destaque

Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR

LU0348927251

Destaques

  • Fundo de ações globais com enfoque temático.
  • As alterações climatéricas podem representar uma oportunidade de investimento atrativa.
  • Empresas com capacidade de apresentar soluções inovadoras de resposta aos atuais desafios ambientais e climatéricos tenderão a beneficiar de uma forte procura no futuro.
  • Ao investir num fundo capaz de gerar retornos atrativos e um impacto positivo no ambiente está a fazer com que todos ganhem.
  • Historicamente descorrelacionado do MSCI World, oferecendo uma oportunidade de diversificação dentro do espectro de ações global.

Uma Abordagem Diferente

O Investimento Socialmente Responsável consiste em considerar critérios Ambientais, Sociais e de Governo das Sociedades na escolha dos ativos que compõe a sua carteira. Ao contrário da convicção do passado, o Investimento Socialmente Responsável não implica abdicar de um retorno atrativo.
 
Selecionar empresas "verdes” ou evitar empresas com impactos ambientais negativos não é a única forma de ter um impacto positivo no ambiente. A abordagem distintiva da Nordea Asset Management consiste na sua capacidade de identificar e selecionar empresas cujos produtos ou serviços sejam soluções inovadoras de resposta aos atuais desafios ambientais e climatéricos.

Com a crescente pressão sobre empresas e políticos para a adoção de políticas de proteção do ambiente, a procura para estas soluções deverá aumentar nos próximos anos, beneficiando estas empresas. Assim, a escolha de títulos é sustentada por um racional económico e não meramente ambiental.

O Fundo


O Universo de Investimento

O fundo investe sobretudo em três grandes áreas:
  • Inovadores – Energias Alternativas: investimento em empresas que desenvolvam tecnologias inovadoras e amigas do ambiente na produção de energias limpas.
  • Optimizadores – Eficiência de Recursos: investimento em empresas cujo foco seja a otimização dos recursos utilizados e o aumento da eficiência.
  • Adaptadores – Proteção Ambiental: investimento em empresas com soluções que visam a proteção da Natureza.




Optimizadores


Adaptadores


Inovadores
Eficiência Energética
Redes Inteligentes
Mobilidade Ecológica
Construção Inteligente
Materiais Avançados
Smart Farming
Silvicultura Sustentável
Água e Ar Limpos
Gestão de Resíduos
Serviços Ambientais
Consumismo Verde
Energias Renováveis
Energia Solar
Energia Eólica
A equipa do fundo monitoriza em permanência um universo de mais de 1100 empresas com uma capitalização bolsista agregada de mais de 5 biliões de euros.

Descrição do Portefólio


Dados a 30 setembro 2017.

Histórico

 

201720162015201420132012
Retorno Anual15,44%15,47%10,63%9,47%23,81%17,00%
 
Dados a 31 outubro 2017.
 
 
 


Informação Legal
 
O subfundo mencionado é parte da Nordea 1, SICAV, uma sociedade de investimento de capital variável sediada no Luxemburgo (Société d'Investissement à Capital Variable), legalmente constituída e a operar em conformidade com as leis do Luxemburgo e com a Diretiva 2009/65/EC do Conselho, de 13 de julho de 2009. Este é um material publicitário e não divulga todas as informações pertinentes relativas ao subfundo apresentado. Para mais informações sobre riscos de investimento associados a este subfundo, consulte o Prospeto e documento de Informações Fundamentais Destinadas aos Investidores (KIID).

A informação aqui contida foi selecionada pelo Banco Carregosa a partir de fontes reputadas como fidedignas.
 
A gestão do fundo Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR é da inteira responsabilidade da Nordea Asset Management.
 
A seleção dos fundos em destaque realizada pelo Banco Carregosa não constitui qualquer oferta, recomendação ou solicitação para a transação de qualquer instrumento financeiro.
 
O potencial investidor é responsável pelas suas decisões de investimento, devendo considerar, de modo cuidado, os seus objetivos de investimento, situação financeira, tolerância e capacidade de suportar o risco do investimento nos instrumentos financeiros em causa.
 
O investimento no fundo Nordea 1 - Global Climate and Environment Fund E EUR pode implicar a perda do capital investido.

A Nordea Asset Management pode partilhar com o Banco Carregosa, na qualidade de distribuidor, uma parte das Comissões de Gestão e/ou Distribuição cobradas pelo fundo, bem como oferecer outros benefícios não monetários. Entendem-se por benefícios não monetários o acesso a documentos de pesquisa e de recomendação de investimento e o acesso a colaboradores do Banco Carregosa a conferências e formações organizadas pela Nordea Asset Management. Em todo o caso, o recebimento destas comissões não põe em causa a independência do Banco Carregosa na avaliação e seleção dos fundos de investimento.
 
A rentabilidade passada não constitui garantia de rentabilidade futura.