Go back
23 April 2013 09h36

Actividade económica na Zona Euro volta a contrair-se em Abril

O índice compósito de gestores de compras (PMI) elaborado pela consultora Markit manteve-se inalterado em Abril nos 46,5 pontos, com uma subida ligeira no sector dos serviços (de 46,4 para 46,6 pontos) contrabalançada pela quebra no sector industrial, onde o sub-índice desceu de 46,8 para 46,5 pontos.
 
Uma leitura abaixo de 50 pontos significa uma contracção na actividade, partindo da recolha de dados nos oito maiores países da Zona Euro. "A leitura decepcionante dos PMI de Abril vem demostrar que a economia da Zona Euro continua tolhida numa recessão", diz o economista Martin van Vliet, do ING, em nota distribuída aos clientes. O economista destaca a descida no índice industrial, que "trava as expectativas de que as exportações podem ajudar a Zona Euro a sair da recessão".
 
"Os dados vão dar mais força aos membros do conselho de governadores do BCE mais brandos, que poderão defender a necessidade de um corte das taxas de juro de referência e/ou novas medidas extraordinárias", acrescenta Martin van Vliet.
 
Mesmo na Alemanha, o índice passou para "terreno" contraccionário em Abril, para 48,8 pontos, uma descida que acontece pela primeira vez desde Novembro.