Go back
12 June 2013 20h14

AIP promove compras conjuntas de electricidade para as PME reduzirem custos

O presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, disse à Lusa que as associações empresariais apontam a redução dos custos energéticos como uma das prioridades, o que levou a associação a iniciar o programa de compras conjuntas pela electricidade.
 
"Uma das grandes lacunas do movimento associativo tem a ver com a cooperação empresarial", considerou o dirigente da AIP, considerando que "as associações empresariais não se podem furtar dessa missão".
 
Neste momento, a AIP está a desenvolver um modelo para o projecto, que deverá estar pronto em 60 dias, para arrancar no segundo semestre deste ano, precisou José Eduardo Carvalho.
 
"O objectivo é reduzir os custos de produção das PME que estão em desvantagem negocial face às grandes empresas", explicou o presidente da AIP. 
 
Numa primeira fase desta acção serão recolhidas as adesões e informações que permitam conhecer o perfil de consumo; numa segunda, e após os estudos técnicos e jurídicos necessários, a AIP lançará uma consulta ao mercado com lotes de PME com perfil de consumo de electricidade similar, para a obtenção de melhores condições de preço e de qualidade do fornecimento do serviço.
 
Depois da electricidade, a AIP pretende alargar o âmbito do programa de compras conjuntas dirigido às PME com o objectivo de reforçar a competitividade destas empresas.