Go back
23 April 2013 22h20

Apple anuncia remuneração aos accionistas de 55 mil milhões de dólares

A Apple anunciou esta terça-feira, 23 de Abril, um pacote de remuneração aos accionistas avaliado em 55 mil milhões de dólares (42 mil milhões de euros), em resposta à queda acentuada das acções nos últimos meses.
 
A empresa, que também apresentou os seus resultados trimestrais, anunciou um aumento do valor do dividendo trimestral em 15%, para 3,05 dólares por acção, e um reforço do seu programa de recompra de acções, de 10 para 60 mil milhões de dólares.
 
No comunicado com o anúncio, a Apple classifica o programa de remuneração aos accionistas como o “maior da história”.
 
Conhecida outrora como uma das empresas com maior liquidez disponível, a Apple decidiu agora que vai emitir dívida para financiar parte deste pacote de remuneração aos accionistas. Ainda a liquidez da empresa situa-se em níveis bem superiores: 145 mil milhões de dólares.
 
Este reforço da empresa, que quando era liderada por Steve Jobs não pagava dividendos, surge numa altura em que os accionistas pressionam cada vez mais a companhia, devido ao abrandamento dos seus resultados.
 
Face ao recorde fixado acima dos 700 dólares por acção no ano passado, a Apple registou uma queda de mais de 50% em bolsa, com o valor de mercado da empresa a recuar 300 mil milhões de euros, o equivalente a quase seis vezes a capitalização de todas as empresas da bolsa de Lisboa.  
 
Os resultados anunciados pela Apple saíram acima do esperado, mas a empresa fez estimativas que saíram abaixo do que os analistas estavam à espera. Os lucros caíram 18% para 9,55 mil milhões de dólares – a primeira queda trimestral em 10 anos. No segundo trimestre do ano as receitas vão ficar entre 33,5 e 35,5 mil milhões de dólares, quando os analistas contavam com 38,4 mil milhões de dólares, pelo que a Apple não deverá lançar nenhum novo produto em breve.  
 
As acções estão a reagir em alta a estes anúncios, com uma subida de 4,5% no mercado que funciona após o fecho da sessão regular.