Go back
17 June 2013 08h21

Bolsas da Ásia avançam antes de reunião da Fed em dia de fortes ganhos no Japão

As bolsas asiáticas iniciaram a semana em terreno positivo, com os investidores à espera da decisão que sairá da reunião da Reserva Federal dos Estados Unidos em relação aos estímulos à economia.
 
O índice regional MSCI Ásia Pacífico soma 1% para 132,13 pontos, depois de ter subido também na sexta-feira passada. Ainda assim, nas semanas anteriores, verificaram-se perdas nas bolsas, com os investidores a temerem que os bancos centrais, um pouco por todo o mundo, percam o apetite pelas medidas de estímulo. 
 
A decisão da Reserva Federal norte-americana (Fed) em relação às medidas de estímulo à maior economia do mundo têm vindo a ditar a evolução das bolsas nas últimas semanas. A reunião entre os seus membros irá ocorrer esta semana e é na quarta-feira que o presidente, Ben Bernanke, irá anunciar se, afinal, haverá um doseamento das medidas de estímulo aos Estados Unidos.
 
Grande parte das praças da Ásia e do Pacífico estão hoje a ganhar terreno na expectativa de que possa haver uma manutenção desses estímulos. Os índices australiano, de Hong Kong e de Taiwan marcam subidas embora o destaque é do Japão. O Topix avança 2,68% para 1.084,72 pontos, ao passo que o Nikkei ganha 2,73% para 13.033,12 pontos. O Topix marca desvalorizações há quatro semanas consecutivas.