Go back
26 April 2013 16h04

Commerzbank terá de pagar 50 milhões em prémios a trabalhadores após perder disputa legal

O banco alemão recorreu ao Tribunal de Recurso britânico numa tentativa de reverter a primeira decisão, que decidiu a favor dos 104 bancários, que reclamavam ter direito a um bónus entre os 15 mil e os dois milhões de euros por pessoa, acordado em 2008, para ajudar a reter mais trabalhadores, de acordo com o “Financial Times”.
 
Na sexta-feira, três juízes do Tribunal de Recurso rejeitaram unanimemente o pedido do Commerzbank. O Lorde Justice Elias descobriu que havia uma “promessa contratual” feita pelo Commerzbank aos bancários.
 
Os bancários alegavam que lhes foram prometidos bónus entre os 15 mil e os 2 milhões de euros, mas que apenas receberam um décimo desse valor.
 
Este caso tem sido observado de perto na Alemanha, dada a sua sensibilidade política, porque o Commerzbank foi por duas vezes ajudado pelos contribuintes durante a crise financeira.
 
O Commerzbank, que já gastou milhões de euros neste caso, poderá ainda recorrer ao Supremo Tribunal.
 
O banco afirmou em comunicado que “está desapontado com a decisão e que irá considerar as restantes opções legais. O Commerzbank acredita que nenhum contrato foi estabelecido, que os bónus comunicados eram provisórios, e que foi razoável e racional reduzi-los face às perdas de 6,5 mil milhões de euros reportadas em 2008”.