Go back
28 June 2013 08h18

Dados económicos positivos do Japão e EUA animam bolsas asiáticas

O índice regional MSCI Ásia Pacífico somou 1,9% para 130,65 pontos, com todos os sectores industriais a ganharem em terreno. Nikkei e Topix partilham desta tónica positiva e ganham 3,51% e 3,19% para 13.677,32 e 1.133,84 pontos, respectivamente. Os dois índices prolongam assim a tendência positiva, pela segunda semana consecutiva.
 
Os mercados asiáticos registaram a maior subida de três dias, desde Dezembro de 2011. O índice regional ampara assim a queda observada no primeiro trimestre deste ano, animado pelos dados económicos do Japão e dos Estados Unidos da América (EUA).
 
No Japão, a produção industrial registou o maior aumento desde 2011. Observou-se também uma subida das vendas a retalho e o índice de preços no consumidor interrompeu o ciclo de quedas que durava há seis meses, o que contribuiu para um aumento da confiança dos investidores.
 
O presidente da Reserva Federal de Nova Iorque, William Dudley afirmou, segunda-feira, que o banco central poderá prolongar o programa de estímulos, nos EUA, se a economia do país não atingir as metas previstas pela Fed. Também a aumentar a confiança dos investidores estiveram o aumento da procura interna e a diminuição do número de pedidos de subsídios de desemprego, nos EUA.