- The Bank
- People
- All Services
- Private Banking
- Savings and Investment
- GoBulling Platforms
- Institutional and Corporate
- Insights
- Login My.BancoCarregosa
- Contacts
Enter your Username to gain access to your Bank. Complete your authentication on the next screen.
If you are not yet a client, open your account here or contact us for more information
Dívida pública sobe em janeiro após cinco meses a descer
A dívida pública aumentou 7,6 mil milhões de euros e 270,6 mil milhões de euros em janeiro, invertendo a tendência de queda dos últimos cinco meses, divulgou o Banco de Portugal (BdP).
Segundo uma nota do banco central, divulgada nesta sexta-feira, 1 de março, a subida deve-se a um aumento dos títulos de dívida (6,4 mil milhões de euros), principalmente de longo prazo, e a um empréstimo do Banco Europeu de Investimento de 700 milhões de euros.
A subida ocorre depois de cinco meses consecutivos de descida, invertendo uma tendência de queda que vinha desde julho. E coloca a dívida, em termos nominais, no nível que tinha em outubro.
Recorde-se que esta dívida é calculada na ótica de Maastricht, a que conta para apurar o cumprimento dos tratados europeus, embora as regras europeias apenas considerem o rácio da dívida no PIB no final do ano - o valor referente a 2024 só será conhecido daqui a sensivelmente um ano.
Já os depósitos das Administrações Públicas aumentaram 6,8 mil milhões de euros. Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 800 milhões de euros, para 252,5 mil milhões de euros.