- The Bank
- People
- All Services
- Private Banking
- Savings and Investment
- GoBulling Platforms
- Institutional and Corporate
- Insights
- Login My.BancoCarregosa
- Contacts
Enter your Username to gain access to your Bank. Complete your authentication on the next screen.
If you are not yet a client, open your account here or contact us for more information
Dívida pública torna a descer após quatro meses de subidas
Após quatro meses consecutivos de subidas, o valor nominal da dívida pública voltou a recuar em julho, indica nesta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).
Segundo o BdP, o endividamento público na ótica de Maastricht - o que conta para o apuramento do peso e da sustentabilidade da dívida à luz das regras da União Europeia - diminuiu em 2,1 mil milhões de euros no mês de julho.
O valor nominal da dívida passou a 275,9 mil milhões de euros.
Para a descida, adianta a nota estatística hoje publicada, contou uma redução nos títulos de dívida em dois mil milhões de euros, principalmente em títulos de curto prazo.
Desde fevereiro que o valor nominal da dívida vinha a subir, tendo até junho aumentado em 9,7 mil milhões de euros. O peso da dívida pública atingiu no final do segundo trimestre os 101,5% do PIB, voltando a equivaler a mais de um ano do produto da economia.
Esta evolução coincidiu com um período de défice no saldo orçamental das administrações públicas, em contabilidade pública. Este superava 2,7 mil milhões de euros até junho, mas foi ultrapassado já nos dados de execução orçamental de julho, que revelam agora um excedente superior a mil milhões de euros, após forte arrecadação de receitas fiscais em IRC.
Também o valor de dívida limpa de ativos em depósitos das administrações públicas recuou em julho, com o BdP a indicar que esta diminuiu 4,9 mil milhões de euros nesse mês, passando a totalizar 259,2 mil milhões de euros.
A nota publicada explica que os ativos em depósitos das administrações públicas totalizaram 16,8 mil milhões de euros, subindo 2,8 mil milhões de euros em julho.