Go back
07 May 2013 11h38

Encomendas às fábricas alemãs aumentaram em Março

As encomendas às fábricas alemãs voltaram a crescer em Março, algo que já tinha acontecido em Fevereiro, e que indica que a Alemanha poderá estar a caminho da recuperação, segundo noticia a Bloomberg.
 
As encomendas, ajustadas às variações sazonais e à inflacção, aumentaram 2,2% face a Fevereiro, um aumento igual ao que tinha sido registado em Fevereiro, segundo o ministro da Economia alemão. Os economistas tinham previsto uma queda de 0,5%.
 
No mês passado, Jens Weidmann, presidente do Bundesbank, afirmou não partilhar a perspectiva pessimista dos restantes analistas, numa altura em que o desemprego atingiu números próximos dos mínimos das últimas duas décadas, e a confiança entre investidores registou uma queda.
 
“A situação não é tão má quanto parece”, afirmou Lothar Hessler, economista do HSBC. “A economia alemã provavelmente cresceu no primeiro trimestre e o euro irá segui-la”.
 
O Gabinete Federal de Estatística vai apresentar a 15 de Maio as estimativas para o PIB (produto interno bruto) no primeiro trimestre. A economia alemã contraiu 0,6% no último trimestre de 2012.
 
As encomendas para exportação cresceram 2,7% em Março, e aquelas que vieram directamente da Zona Euro aumentaram 4,2%.