Go back
21 June 2024 11h44

Endividamento de empresas e famílias tornou a subir em abril

A dívida de empresas e famílias voltou a aumentar em abril, apoiando nova subida no endividamento da economia num mês marcado por uma ligeira redução dos valores de dívida do sector público.

De acordo com as últimas estatíticas mensais, divulgadas nesta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), o endividamento do setor não financeiro em Portugal elevou-se em 700 milhões de euros em abril, para um total de 802,4 mil milhões de euros.

Esta evolução decorre, essencialmente, da atuação do setor privado. Em abril, as empresas privadas retomaram o aumento do seu stock de dívida, somando mais cerca de 500 milhões de euros de endividamento, maioritariamente perante o exterior.

o endividamento das famílias cresceu pelo terceiro mês consecutivo, num aumento a rondar os 300 milhões de euros.

Em contrapartida, as administrações públicas e as empresas do setor público tiveram uma muito ligeira redução do endividamento em termos mensais, inferior a 100 milhões de euros.

Segundo o BdP, esta diminuição foi motivada, em grande medida pela diminuição das responsabilidades em depósitos junto das administrações públicas, no valor de quatro mil milhões de euros. Este efeito foi quase totalmente compensado pela emissão de títulos de dívida, dos quais 1,7 mil milhões de euros na posse de residentes e 1,5 mil milhões de euros junto do exterior. Os empréstimos obtidos pelo sector público subiram também em cerca de 700 milhões de euros.