Go back
20 June 2013 10h28

Espanha paga juros mais altos em leilão a 10 anos

Espanha colocou 1,52 mil milhões de euros ao abrigo de uma linha a 10 anos que fora utilizada há cerca de duas semanas. A taxa implícita subiu para 4,765%, contra 4,517% nesse leilão e a procura superou a oferta em 1,84 vezes, face às 2,52 vezes do último leilão.
 
Os custos aliviaram ligeiramente, contudo, nas duas linhas com maturidade mais próxima, a cinco e a oito anos, sendo que nesse caso o comparável remonta a Abril. Os títulos a cinco anos foram colocados a uma taxa de 3,592% e a oito anos de 4,353%.
 
“No geral, a procura pelas três linhas não foi má, tendo em conta a incerteza que existe actualmente e a subida das taxas de juro em todos os países”, assinala o Newedge.
 
As taxas de juro de todos os países europeus está a subir esta manhã, depois de o presidente da Reserva Federal dos EUA dizer que deverá "moderar" o ritmo a que está a comprar títulos de dívida no mercado, no âmbito do programa de estímulo iniciado em Setembro
 
E se a economia evoluir como prevê a Fed, que se mostrou mais optimista do que no passado, o programa poderá terminar “em meados de 2014”, acrescentou Ben Bernanke.