Go back
13 May 2013 09h54

Espanha quer apoio de Portugal para apelar a união bancária e emprego jovem

Mariano Rajoy e Pedro Passos Coelho têm encontro na cimeira ibérica que tem lugar em Madrid, nesta segunda-feira, e na agenda deverá estar a concertação de posições na próxima reunião do Eurogrupo, que com início ainda hoje em Bruxelas.
 
Segundo a imprensa espanhola, o primeiro-ministro espanhol vai convidar Pedro Passos Coelho a unir-se aos congéneres de Espanha e Itália no apelo para que seja acelerada a implementação da união bancária na Zona Euro e medidas de promoção do emprego, sobretudo do jovens.
 
A Reuters cita fontes do governo espanhol para avançar que a intenção dos líderes de Portugal e Espanha é sensibilizar as instituições europeias e os parceiros europeus para a necessidade das medidas para impulsionar a economia. Para Junho está marcada uma reunião de chefes de Estado e de Governo que pode ser um momento “chave” para agilizar o processo de união bancária.
 
Na reunião do Eurogrupo e do Ecofin que decorrem hoje e amanhã, estarão em análise os programas de Portugal e de Espanha. Na cimeira ibérica que decorre em Madrid, Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy vão explicar as reformas económicas e as medidas de consolidação orçamental que estão a implementar nos respectivos países.