Go back
02 June 2013 17h47

Estado recebeu meio milhão de euros de dividendos da recuperação mineira em 2012

A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) distribuiu mais de meio milhão de euros de dividendos ao accionista único Estado, indica o mais recente relatório e contas daquela entidade, consultado hoje pela agência Lusa.
 
Segundo o documento, os dividendos a entregar ao Estado, relativos ao exercício de 2012, ascendem a 570 mil euros e resultaram de um saldo liquido positivo de 900 mil euros, semelhante ao do ano anterior.
 
A EDM detém a concessão pública da elaboração e condução de projectos de recuperação ambiental de zonas degradadas por antigas explorações mineiras abandonadas.
 
Com um capital social de 30 milhões de euros, a empresa assume também a responsabilidade por actividades de prospecção, pesquisa e valorização de recursos minerais, não só em Portugal como no estrangeiro.
 
No domínio técnico-ambiental, a EDM investiu em 2012 cerca de 8,2 milhões de euros, com recurso a verbas do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
 
Nos últimos onze anos, desde o início da concessão, só na recuperação de antigas minas e áreas de extracção a empresa já investiu 62 milhões de euros.
 
Na área dos recursos minerais, a empresa pública avançou com trabalhos de pesquisa em áreas contratadas com o Estado, como são os casos de Bragança, Vinhais, Vimioso e Aljustrel, para futura extracção de platina, estanho, volfrâmio, cobre e zinco.
 
A EDM está ainda envolvida no projecto da Almada Mining, que prevê a extracção de ouro em Jales/Gralheira.
 
Externamente, a empresa pública portuguesa assumiu uma parceria com a congénere moçambicana, tendo já identificado três áreas de prospecção de ouro naquele país africano.
 
Em Agosto de 2012 o Estado português renovou a concessão atribuída à EDM por mais quatro anos.