Go back
17 May 2024 11h19

Excedente externo sobe para 2,2 mil milhões no primeiro trimestre do ano

A economia portuguesa registou um excedente externo de 2,2 mil milhões de euros até março, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Em comparação com igual período do ano passado, o saldo positivo da balança de pagamentos aumentou 1,6 mil milhões de euros, devido à diminuição do défice da balança de bens e ao aumento do excedente na balança de serviços

"Até março de 2024, o excedente das balanças corrente e de capital foi de 2,2 mil milhões de euros, o que compara com um excedente de 0,6 mil milhões de euros em igual período de 2023", indica o BdP.

A contribuir para essa evolução esteve, por um lado, uma diminuição do défice da balança de bens para 494 milhões de euros, refletindo o facto de as importações portuguesas de bens terem caído mais do que as exportações, depois de o primeiro trimestre ter sido marcado por uma quebra nas trocas comerciais. O BdP indica que as importações caíram 1248 milhões de euros (-4,9%), enquanto as exportações encolheram 755 milhões de euros (-3,8%).

Por outro lado, o excedente externo registado é também explicado pelo aumento do excedente da balança de serviços, de 852 milhões de euros, "tendo a evolução do saldo de viagens e turismo justificado mais de metade da variação, com um aumento de 555 milhões de euros". Além disso, observou-se uma diminuição do défice da balança de rendimento primário, de 140 milhões de euros, "devido essencialmente ao maior recebimento de subsídios".


(em atualização)