- The Bank
- People
- All Services
- Private Banking
- Savings and Investment
- GoBulling Platforms
- Institutional and Corporate
- Insights
- Login My.BancoCarregosa
- Contacts
Enter your Username to gain access to your Bank. Complete your authentication on the next screen.
If you are not yet a client, open your account here or contact us for more information
Finanças arrancam ano com excedente de cerca de 1,2 mil milhões de euros
Após 2023 ter garantido excedentes em todos os meses do ano, o arranque do novo ano persiste com contas públicas excedentárias, ainda que a um nível mais baixo do que aquele que era alcançado no início do ano passado.
Em janeiro, as administrações públicas obtiveram um saldo de cerca de 1,2 mil milhões de euros (1.177 milhões), indica nesta quinta-feira um comunicado do Ministério das Finanças em antecipação dos dados de execução orçamental que serão publicados pela Direção Geral do Orçamento.
Face a um ano antes, o resultado do saldo é bastante inferior. Em janeiro do ano passado, o primeiro excedente de 2023 superava 2,1 mil milhões de euros.
O que também surge neste primeiro mês de 2024 – insuficiente para perceber se as tendências de variação de agora serão persistentes ou impactadas por efeitos transitórios – é uma inversão naquele que era a evolução de despesa e receita em final do ano passado, com a arrecadação a crescer a um ritmo muito superior ao da despesa.
O comunicado das Finanças alerta, aliás, que os dados referentes a apenas um mês de execução são "mais suscetíveis de registarem variações homólogas significativas que acabam por ser alisadas ao do ano com dados relativos a um maior número de meses".
(Em atualização)