Go back
03 June 2013 20h08

Firma norte-americana lança oferta para comprar até 10% da dívida grega no mercado

A Japonica, uma firma norte-americana pouco conhecida em Wall Street, anunciou o lançamento de uma oferta que surpreendeu o mercado, sobretudo pela amplitude da mesma.
 
Esta companhia vai efectuar o que será a primeira oferta de compra de dívida de um país da Zona Euro, através de um leilão holandês (os vendedores podem fixar o preço, dentro de um intervalo pré-determinado).
 
A Japonica está a oferecer 45% do valor facial das obrigações, o que representa um prémio de 26,5% face ao preço médio observado na troca de dívida realizada pelo Governo helénico em Dezembro do ano passado. Face ao valor desta dívida no mercado, a 27 de Março, o prémio é de 15,2%.
 
A firma, que se classifica como especialista nos investimentos em activos com prestação abaixo do mercado e em situações especiais, considera que as obrigações gregas estão subavaliadas. “Esta oferta reflecte a perspectiva de longo prazo na Grécia e o progresso que o país conseguiu até agora”, referiu um porta-voz da companhia.
 
De acordo com a Bloomberg, a dívida grega acumula um retorno de 29% neste segundo trimestre, o que representa a rentabilidade mais elevada entre todos os activos seguidos pela agência de notícias em 26 mercados.
 
Segundo o MarketWatch, a oferta da Japonica gerou perplexidade no mercado de obrigações em Wall Street, já que são poucos os que conhecem a companhia fundada por um antigo trabalhador do Goldman Sachs em 1987, sedeada em Rhode Island.