Go back
11 September 2023 10h46

Gentiloni: contração económica na Alemanha "vai afetar todos os Estados-membros"

O comissário europeu com a pasta da Economia, Paolo Gentiloni, admitiu esta segunda-feira que a contração económica de 0,4% esperada pela Comissão Europeia para a Alemanha este ano terá um impacto na atividade económica de todos os Estados-membros.

"É claro que a economia alemã tem um impacto nos diferentes países, especialmente aqueles que exportam muito para a Alemanha ou estão na vizinhança. A Itália pode ser mais afetada do que outros países, mas é claro que o facto da maior economia europeia ter uma ligeira contração económica vai afetar todos os países", referiu Paolo Gentiloni, na conferência de imprensa de apresentação das previsões económicas de verão da Comissão Europeia. 

As novas previsões económicas divulgadas esta segunda-feira reviram em baixa as projeções de crescimento da economia alemã. Em vez de um crescimento de 0,2% este ano, a Comissão Europeia está a antecipar uma queda de 0,4% no produto interno bruto (PIB) alemão este ano, devido ao "fraco consumo global" e um "declínio no investimento em construção". 

Para 2024, a Comissão Europeia prevê que o PIB real recupere 1,1%, impulsionado por uma recuperação do consumo. O valor é ainda assim mais baixo do que o projetado na primavera "devido a um abrandamento no sector da construção, bem como um crescimento das exportações menos dinâmico".

(Notícia em atualização)