Go back
25 April 2013 16h21

Governo trabalha com instituições europeias para facilitar financiamento às PME

"Estamos a elaborar, com as instituições europeias, iniciativas para facilitar o financiamento às PME portuguesas", afirmou Vítor Gaspar, numa conferência da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE) sobre estabilidade e integração financeira, sublinhando a necessidade de resolver a descapitalização das PME.
 
O ministro citou, neste âmbito, o Fundo Europeu de Investimento (FEI) que, a 17 de Abril, assinou acordos com os bancos BES e BPI, com o objectivo de disponibilizar mais crédito para projectos de empreendedorismo e inovação.
 
A parceria entre o BPI e o FEI permite financiar PME inovadoras até 60 milhões de euros nos próximos dois anos, enquanto o contrato de crédito do BES visa disponibilizar uma linha de 8,75 milhões de euros para projectos de microcrédito e empreendedorismo.
 
Na sua intervenção, num painel sobre fragmentação dos mercados financeiros europeus, defendeu a necessidade de concretizar a união bancária -- cujo próximo passo é a criação do supervisor bancário único -- "tão depressa quanto possível".