Go back
30 October 2024 13h21

Governo trabalhista sobe impostos no Reino Unido em 40 mil milhões de libras

O primeiro orçamento do governo britânico liderado pelo trabalhista Keir Starmer prevê um aumento de 40 mil milhões de libras (48 mil milhões de euros ao câmbio atual), indicou esta quarta-feira a primeira mulher responsável pelas Finanças no Reino Unido, Rachel Reeves.

"A escala e gravidade da situação que herdámos não pode ser subestimada", disse Reeves na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico.

"Qualquer ministro das Finanças que aqui estivesse hoje teria de enfrentar esta realidade. E qualquer ministro das Finanças responsável teria de agir. É por isso que hoje estou a recuperar a estabilidade das nossas finanças públicas e a reconstruir os nossos serviços públicos", acrescentou.

Salário mínimo sobe 6,7%

Tal como já tinha sido anunciado ontem, o governo britânico vai aumentar o salário mínimo para os trabalhadores com mais de 21 anos em 6,7%, passando das 11,44 libras por hora para 12,21 libras horárias. A medida vai vigorar a partir de abril do próximo ano.

Para quem tenha 18 a 20 anos, a subida é de 16,3%, passando de 8,6 libras para 10 libras por hora.

O maior aumento, contudo, é para os estagiários que passarão a ganhar 7,55 libras por hora, mais 18% do que as atuais 6,40 libras.

* Notícia em atualização