Go back
05 July 2013 08h39

Lobo Xavier: "CDS não se pode apresentar como vítima, nem Paulo Portas porque são os causadores" desta crise

“É muito difícil perceber que o partido da economia esteja em silêncio durante uma crise destas”, afirmou o ex-dirigente centrista no programa da SIC Notícia, A Quadratura do Círculo.
 
“Não existe nenhuma solução governativa e vai fazer um congresso a afalar de quê”, questiona Lobo Xavier. Entretanto foram já avançadas notícias que dão conta da intensão do CDS de adiar o congresso. A decisão deverá ser tomada esta sexta-feira durante o conselho nacional do partido.
 
Lobo Xavier considera que um partido que mandata “o seu presidente” que se demitiu “do Governo” negociar com o primeiro-ministro, “cuja competência [Paulo Portas] dúvida”, “é um partido que não está preparado” para esta situação.
 
“O CDS não se pode apresentar como vítima, nem Paulo Portas, porque são os causadores” desta situação, considera.
 
Lobo Xavier diz ainda que “se houver as eleições antecipadas, a responsabilidade é de Paulo Portas e Passos Coelho.”
 
Já António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, considera que o “Presidente da República não tem margem para nada”, devido à posição em que se colocou nos últimos tempos. “O Presidente da República fará o que os acontecimentos determinarem”, considerando que Cavaco Silva não tem “capacidade para controlar o que quer que seja”.
 
“Alguém acredita que com Portas no Governo, o Governo vai funcionar? Que vai existir uma relação de mínima confiança” entre Paulo Portas e Passos Coelho “que lhes permita funcionar”, questionou António Costa.