- The Bank
- People
- All Services
- Private Banking
- Savings and Investment
- GoBulling Platforms
- Institutional and Corporate
- Insights
- Login My.BancoCarregosa
- Contacts
Enter your Username to gain access to your Bank. Complete your authentication on the next screen.
If you are not yet a client, open your account here or contact us for more information
Mais de 12 mil portugueses emigraram para a Suíça em 2023. O valor mais alto desde 2015
No ano passado, mais de 12 mil portugueses emigraram para a Suíça, num novo crescimento expressivo face a 2022, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Observatório da Emigração (OE).
"Após o aumento exponencial registado em 2022 (29,6%), a emigração para a Suíça volta a crescer de forma significativa em 2023 (27,2%), ultrapassando as 12 mil entradas", refere a instituição que acompanha os fluxos de saída de portugueses e respetivos destinos para trabalharem, acrescentando que "desde 2015 que o número de portugueses entrados na Suíça não era tão alto".
A informação tem por base os dados do Office Fédéral de la Statistique – o organismo oficial de estatísticas. "Em 2023 entraram na Suíça 12.652 portugueses", mas, mais uma vez, os cidadãos nacionais perdem peso no total de entradas de estrangeiros naquele território. "O departamento oficial de estatística contabilizou um total de 241.040 entradas de estrangeiros em território suíço naquele ano, representando os portugueses 5,2% desse total", indica o Observatório.
"Apesar do crescimento registado em 2023, a tendência recessiva dos últimos anos traduziu-se numa perda relativa de importância da imigração portuguesa: se em 2013 os portugueses representaram 12% das entradas de migrantes na Suíça, em 2023 representavam apenas 5,2%", indica a análise da autoria de Inês Vidigal.
De acordo com a série que recua a 2000, o número de portugueses a emigrarem para a Suíça atingiu o valor mais elevado em 2013, quando deram entrada naquele território mais de 20 mil pessoas.
A Suíça continua a ser a principal fonte das remessas dos emigrantes portugueses. No ano passado, últimos dados disponíveis, os portugueses residentes naquele território ultrapassou os mil milhões de euros.