Go back
31 May 2013 11h40

Mais de um quinto dos jovens europeus não tem emprego

O desemprego jovem atinge 5,627 milhões de pessoas na União Europeia, o que corresponde a uma taxa de desemprego de 23,5%, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.
 
Dos 27 países que compõem a União Europeia, 11 registam taxas de desemprego jovem superiores a 25%, sendo que a taxa mais baixa pertence à Alemanha, onde o desemprego atinge 7,5% da população jovem, enquanto a mais elevada pertence à Grécia, cujo último dado se refere a Fevereiro e aponta para uma taxa de 62,5%.
 
Portugal regista uma taxa de desemprego jovem de 42,5%, o que corresponde a um aumento face aos 41,2% verificados em Março, e representa a terceira taxa mais elevada, só superada pela Grécia e por Espanha (56,4%).
 
O aumento do desemprego tem sido apontado pelos principais responsáveis europeus como uma das maiores preocupações actuais, numa altura em que a maioria dos países da Europa enfrenta o crescimento do número de pessoas sem trabalho.
 
A chanceler alemã, Angela Merkel, revelou na quinta-feira que a Alemanha e a França querem mobilizar seis mil milhões de euros para promover o emprego jovem e afirmou que "a consolidação orçamental e o crescimento são duas caras da mesma moeda".