Go back
09 May 2013 16h24

Manuel Fino deixa presidência da Soares da Costa

Manuel Fino vai deixar a presidência do conselho de administração da Soares da Costa após a assembleia geral de 30 de Maio. De acordo com a proposta apresentada pela Investifino para os órgãos sociais do grupo para o triénio 2013-2015, o empresário, actualmente com 87 anos, será substituído por António Gomes Mota, que entre 2009 e 2012 foi administrador não executivo e independente da Cimpor.
 
Outra das alterações propostas aos órgãos sociais da Soares da Costa é a escolha de Manuel Alves Monteiro para administrador não executivo e a saída do conselho de Martim Fino.
 
Mantêm-se na administração da empresa José Manuel Fino, pela Investifino, Pedro Andrade Santos,  Jorge Grade Mendes e o CEO António Castro Henriques.
 
Já a Parinama nomeia para exercer o cargo, em nome próprio, Jorge Armindo.
 
Para presidir à comissão de remunerações é proposto o nome de João Vieira de Almeida.
 
O número de administradores do grupo diminui de 10 para sete, sugerindo as alterações agora propostas uma maior profissionalização da gestão.
 
A Soares da Costa está a preparar um aumento de capital num valor não inferior a 25 milhões de euros, segundo se comprometeu o grupo em Novembro no âmbito do acordo para a reprogramação do endividamento bancário.