Go back
30 April 2013 15h49

Maria Luís Albuquerque confirma poupança de 500 milhões de euros nos swaps

Maria Luís Albuquerque confirmou, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, que a negociação do Governo com os bancos já permitiu reduzir as perdas potenciais com os contratos especulativos em 500 milhões de euros.
 
A análise feita pelo IGCP (Instituto de Gestão do Crédito Público) concluiu que há 56 contratos de protecção de risco das empresas do sector empresarial do Estado com “características problemáticas” e com “estrutura especulativa”. A secretária de Estado adiantou que chegou a acordo relativamente a 14 transacções, o que permitiu chegar à poupança de 500 milhões de euros, ficando por resolver 42 contratos.
 
Além desta poupança, referente às perdas potenciais de 2,8 mil milhões de euros, a secretária de Estado voltou a referir a redução de 170 milhões de euros com a factura de juros nos próximos anos, embora sem dizer a que se referem tais juros.
 
Sobre os bancos com os quais não chegar a acordo – além do JPMorgan e Santander, que são já conhecidos -, Maria Luís Albuquerque voltou a dizer que vai avançar para as entidades competentes, os tribunais.