Go back
24 May 2013 11h31

Marques Mendes diz que falta experiência no Governo

“Não substituiria Vítor Gaspar neste momento, de modo nenhum”, afirmou Marques Mendes, em resposta a uma pergunta. A declaração foi proferida esta quinta-feira à noite, em Almada, durante a apresentação do livro “As Raízes do Mal, a Troika e o Futuro”, de Miguel Frasquilho, que ao lado anuía.
 
“A substituição de um ministro das Finanças (e eu convivi com cinco) é sempre um sinal complicado e nunca começa por ser um sinal positivo. Tendo em conta a dimensão internacional do que se passa em Portugal neste momento, menos ainda”, afirmou Marques Mendes, que desempenhou funções em Governos durante 14 anos.
 
Deixando claro que muitas vezes discorda de Gaspar, Mendes defende a sua competência. “Vítor Gaspar é uma pessoa competente mas falta-lhe capacidade de decisão, o que se estende a todo o Governo. Falta cabelos grisalhos e experiência, empresarial e política, no Governo.” Marques Mendes elogiou aliás uma “regra fabulosa” que Cavaco Silva seguia nos seus Governos, a de que ninguém era ministro sem ter sido secretário de Estado.
 
“As maiores falhas deste Governo são de natureza política”, sublinhou. E concluiu dizendo que “a coisa pior que há no mundo é um membro do Governo andar deslumbrado. Mas isso com algumas críticas resolve-se logo”.