Go back
15 May 2024 16h48

Montenegro mantém metas de crescimento do PIB, mais otimista que Bruxelas

O primeiro-ministro mantém-se mais otimista para o crescimento económico no próximo ano, acima do que são as mais recentes previsões, como as da Comissão Europeia divulgadas esta quarta-feira.

"Nós mantemos o nosso objetivo de percurso ao nível do crescimento da economia que levará no final da legislatura para próximo dos 3%", começou por indicar Luís Montenegro, em resposta ao líder na Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha no debate quinzenal. O líder do Executivo deixou depois o compromisso de um crescimento real para 2025 de 2,5%.

O deputado liberal lembrou que "no cenário macroeconómico da AD para 2025 está previsto um crescimento de 2,5% e entretanto as previsões mais recentes apontam para um crescimento, na melhor das hipóteses entre  1,9% a 2%", questionando se "com as medidas que vai tomar mantém essas metas ou vai ser obrigado a rever?"


O primeiro-ministro lembrou que as projeções, incluindo as da Comissão Europeia, foram feitas com base em políticas invariantes, ou seja, sem as novas iniciativas que o Governo pretende implementar ao longo dos próximos meses, incluindo a descida do IRS.

(Notícia em atualização)