Go back
24 May 2013 16h22

Moutinho e James abandonam Dragão por 70 milhões de euros

João Moutinho e James Rodríguez assinaram por cinco temporadas com o Mónaco, e em troca o Futebol Clube do Porto recebeu 70 milhões de euros, 45 milhões pelo passe do colombiano James Rodríguez e 25 milhões pelo passe do internacional português.
 
No Verão de 2010, quando Moutinho assinou pela equipa do Dragão por cerca de 11 milhões de euros, ficou acordado que o Sporting Clube de Portugal teria direito a receber 25% da “mais-valia que se venha a verificar numa futura cedência do jogador” a outro clube, isto desde que feita por valor superior a 11 milhões de euros.
 
O Futebol Clube do Porto realizou uma dupla venda, onde James deixou a Invicta pelo valor da cláusula de rescisão, a fasquia mais elevada que podia ser exigida ao clube francês, e Moutinho pelo restante valor.
 
Os azuis e brancos vão pagar ao Sporting Clube de Portugal 6,250 milhões de euros, ou seja, 25% dos 25 milhões de euros. Caso Moutinho tivesse saído pelo valor da cláusula de rescisão, 40 milhões de euros, o clube de Alvalade teria de ser recompensado em 10 milhões de euros.
 
Com a venda dos dois jogadores em simultâneo, a SAD presidida por Jorge Nuno Pinto da Costa conseguiu poupar 3,75 milhões de euros.
 
Ambos os jogadores fazem parte da carteira do empresário Jorge Mendes, que realiza a sua segunda venda dupla diária, depois de Anderson e Nani terem ido para o Manchester United, em 2007. Estas transferências vão permitir ao empresário português encaixar cerca de sete milhões de euros.