- The Bank
- People
- All Services
- Private Banking
- Savings and Investment
- GoBulling Platforms
- Institutional and Corporate
- Insights
- Login My.BancoCarregosa
- Contacts
Enter your Username to gain access to your Bank. Complete your authentication on the next screen.
If you are not yet a client, open your account here or contact us for more information
OCDE já só espera crescimento de 0,6% na Zona Euro este ano
O crescimento da Zona Euro não deverá ir neste ano além de 0,6%, mantendo a moderação face aos 0,5% de subida do PIB de 2023, indica a Organização para a Cooperação e Económica e Desenvolvimento (OCDE) em novas projeções para o andamento das principais economias mundiais divulgadas nesta segunda-feira.
Depois de na passada semana o Fundo Monetário Internacional ter revisto em baixo as previsões de crescimento no euro, para 0,9%, é agora a OCDE a baixar expectativas ao mesmo tempo que avisa que, de uma forma geral, o crescimento deverá ainda ser moderado com o nível de juros elevado ainda a pesar nos mercados de crédito e o comércio internacional a ter uma evolução limitada. Os ataques no Mar Vermelho, em particular, podem pressionar os preços, acredita a organização.
Assim, ao invés dos 0,9% de subida do PIB da Zona Euro que previa até aqui, a OCDE passa a projetar 0,6%. Já para 2025, a expectativa é de um crescimento de 1,3%.
"Os resultados foram mais fracos em muitas economias avançadas, particularmente na Europa, refletindo a importância relativa do financiamento bancário e a continuação dos efeitos adversos do choque dos preços da energia", reflete a publicação da OCDE.
Segundo a organização, é esperado que a dinâmica da Zona Euro permaneça fraca durante a primeira metade de 2024, com a recuperação a firmar-se apenas a partir do verão à medida que os rendimentos reais são reforçados, apoiando a procura.
Nas previsões agora divulgadas, a economia alemã não deverá crescer mais do que 0,3% neste ano, avançando 1,1% em 2025. Já a economia francesa poderá crescer 0,6% neste ano e 1,2% no próximo.
Neste novo outlook, a projeção de Itália fica inalterada (0,7% de crescimento neste ano e 1,2% no próximo), enquanto Espanha conhece uma ligeira revisão em alta na previsão de crescimento deste ano – para 1,5% - e mantém os 2% previstos para 2025.
Em atualização