Go back
13 May 2013 07h42

Passos Coelho e Rajoy discutem questões europeias e bilaterais em cimeira ibérica

Os trabalhos arrancam cerca das 11:00 locais (menos uma hora em Lisboa), depois da chegada ao Palácio da Moncloa do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, para um encontro a sós com o seu homólogo espanhol e anfitrião da cimeira, Mariano Rajoy.
 
Em paralelo, haverá reuniões sectoriais e, posteriormente, a sessão plenária, na qual serão aprovados a declaração final e os acordos, estando prevista uma conferência de imprensa final dos dois chefes de Governo antes de um almoço oficial.
 
Além do chefe do executivo PSD/CDS-PP, vão participar na cimeira os ministros dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, da Administração Interna, Miguel Macedo, da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, e da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
 
A delegação portuguesa inclui ainda os secretários de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, da Cultura, Jorge Barreto Xavier, dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, dos Assuntos Europeus, Miguel Morais Leitão, do Emprego, Pedro Roque, do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Franquelim Alves, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, da Energia, Artur Trindade, do Ambiente e Ordenamento do Território, Paulo Lemos.
 
Do lado espanhol, participam os ministros de Negócios Estrangeiros e Cooperação, da Defesa, do Interior, da Indústria, Energia e Turismo, do Fomento e do Emprego e Segurança Social, bem como os secretários de Estado para a UE, de Comércio, do Ambiente e da Fazenda.
 
No âmbito da cimeira, realiza-se também o Encontro Empresarial luso-espanhol, com cerca de 40 empresários e responsáveis de entidades dos dois países, que será inaugurado pelos presidentes da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), Antonio Saraiva, e da Confederação Espanhola das Organizações Empresariais (CEOE), Juan Rosell.
 
O ministro da Economia e Emprego, Alvaro Santos Pereira, e o ministro espanhol da Indústria, Energia e Turismo, José Manuel Soria, intervêm no encerramento do encontro.
 
Na Embaixada de Portugal em Madrid será assinado um protocolo de cooperação entre a Câmara Hispano-Portuguesa e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, na presença de Paulo Portas e do secretário de Estado do Comércio espanhol, Jaime Garcia Legaz.
 
Na Biblioteca Nacional de Espanha, realiza-se ainda a entrega do Prémio de Cultura Luso-Espanhol a Carlos Saura, a que deverá assistir Jorge Barreto Xavier.