Go back
14 August 2024 10h42

Portugal entre os que menos cresce no segundo trimestre

A economia portuguesa registou no segundo trimestre deste ano um dos crescimentos mais baixos do PIB, em cadeia, ou seja, comparando com os primeiros três meses do ano, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, 14 de agosto, pelo Eurostat.

O gabinete de estatísticas da União Europeia tem agora dados mais completos sobre as economias do bloco e da moeda única, com informação mais detalhada do que aquela que foi divulgada a 30 de julho na primeira estimativa rápida.

Assim, Portugal, que registou um crescimento em cadeia de 0,1% no segundo trimestre do ano, tem agora o segundo crescimento mais fraco entre as 22 economias com dados apurados para o período. Faltam ainda Dinamarca, Croácia, Luxemburgo, Grécia e Malta. A economia portuguesa está ao lado da Roménia e depois da Áustria com um crescimento nulo.

Nos primeiros três meses do ano, Portugal tinha conseguido dos melhores desempenhos, com um crescimento em cadeia de 0,8%.

O Eurostat refere, no entanto, que os dados da estimativa rápida representam 99% do PIB da UE e da Zona Euro. A posição de Portugal pode ainda mudar com os dados mais detalhados que serão conhecidos no início de setembro.

Em termos homólogos, o país surge, no entanto, com um desempenho positivo, tendo uma variação de 1,5% do PIB, quando na Zona Euro foi de 0,6% e na UE de 0,8%.

(Em atualização)