Go back
29 April 2013 10h25

Previsão de corte de juros do BCE leva Euribor a seis meses a mínimos de 2013

As taxas Euribor recuaram hoje nos prazos mais longos, com o mercado a incorporar uma descuida da taxa de juro de referência por parte do Banco Central Europeu, já na reunião desta quinta-feira.
 
A Euribor a seis meses, uma da mais utilizadas como indexante no crédito à habitação em Portugal, recuou 0,1 pontos base para 0,317%, o valor mais reduzido desde Dezembro do ano passado.
 
No prazo a 9 meses a taxa desceu 0,2 pontos base e a Euribor a 12 meses caiu também 0,2 pontos base, para 0,513%. Nas maturidades mais curtas as taxas ficaram inalteradas, com a Euribor a três meses a permanecer nos 0,207%.
 
Os dados económicos decepcionantes divulgados na última semana tornaram praticamente consensual entre os economistas que o BCE irá baixar a taxa de juro na Zona Euro para um novo mínimo histórico esta semana.
 
O banco central tem nos últimos meses resistido à pressão externa no sentido de cortar a taxa de juro, com alguns governadores a questionarem a eficácia da decisão numa altura em que, consideram, o problema não está no nível das taxas, mas na transmissão da política monetária a todos os países da Zona Euro. A declaração do alemão Jens Weidmann, dizendo que o BCE poderia ajustar as taxas consoante os dados económicos que surgissem, convenceu quase todos os observadores de que o corte da taxa directora, de 0,75% para 0,5%, virá esta semana.
 
Palavras do alemão do BCE, Jens Weidmann, tornaram quase unânime entre os economistas que o BCE irá cortar a taxa de juro de referência na reunião deste mês.