Go back
09 July 2013 10h26

Quatro bancos interessados na privatização de banco grego

As ofertas pelo Hellenic Postbank, banco detido pelo estado grego deverão ser propostas esta terça-feira. Um acordo de venda deverá ser conseguido a 15 de Julho, segundo os termos estabelecidos com os credores internacionais (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia).
 
Interessados no Hellenic Postbank, estarão o Eurobank Ergasias, Alpha Bank, National Bank of Greece e o Piraeus Bank, segundo a agência Bloomberg. Os quatro bancos apresentarão propostas separadas.
 
O fundo helénico de estabilidade financeira está a ser aconselhado pelo Goldman Sachs, nesta operação.
 
A remodelação do sistema bancário grego tem passado pela fusão de alguns bancos e pelo aumento de capital das instituições. O Hellenic Bank recebe, depois de ter separado os activos tóxicos que detinha, 4 mil milhões de euros.
 
No último ano, o Alpha Bank comprou o Emporiki Bank ao Credit Agricole e o Piraeus comprou o Millenium Bank, o Geniki Bank, o Laiki e o Bank of Cyprus.
 
Até ao final deste ano, o Governo grego deverá gerar 2,5 mil milhões de euros em privatizações. Nos últimos dois anos, a Grécia encaixou apenas 2 mil milhões de euros com a alienação de activos detidos pelo Estado.
 
Em Junho, a Grécia falhou a privatização da empresa energética e atrasou a conclusão da venda da participação que detém da OPAP ao veículo de investimento Emma Delta. Em Julho, o investidor checo Jiri Smejc, que controla o fundo já confirmou que a operação será levada a cabo.