Go back
27 June 2013 14h28

Recessão está de regresso à Irlanda com PIB a cair 0,6% no primeiro trimestre

A economia irlandesa está numa situação bem pior do que apontavam as últimas estatísticas e as previsões dos economistas.
 
Dados revelados pelo instituto de estatística em Dublin mostram que o produto interno bruto (PIB) da Irlanda recuou 0,6% no primeiro trimestre, contra os três meses anteriores, quando os economistas apontavam para um crescimento de 0,3%.
 
Além do “mau” resultado do primeiro trimestre, o instituto de estatística irlandês também reviu em baixa acentuada os números do trimestre anterior. O PIB recuou 0,2% no quarto trimestre, quando a estimativa anterior apontava para uma estagnação.
 
Quanto ao total de 2012, o PIB progrediu 0,2%, muito menos do que os 0,9% anunciados anteriormente. Deste modo, com três trimestres consecutivos em queda, a economia irlandesa está de novo em recessão, situação em que não se encontrava desde 2009.
 
A quebra do PIB no primeiro trimestre ficou a dever-se sobretudo às exportações, que recuaram 3,2%. A Irlanda é uma das economias mais dependentes das vendas ao exterior, pelo que está a ser fortemente penalizada pela recessão que também assola a Europa.
 
Contra o primeiro trimestre do ano passado o PIB da Irlanda recuou 0,9%, o que representa a primeira quebra homóloga desde 2010. Para 2013 o Governo de Enda Kenny estima um crescimento do PIB de 1,3%, uma projecção que se adivinha difícil de alcançar tendo em conta o comportamento nos primeiros três meses do ano.
 
Citado pela Bloomberg, o Ministério das Finanças da Irlanda afirmou estar “decepcionado” com os resultados do primeiro trimestre, mas destacou que as metas orçamentais continuam a ser cumpridas.