- The Bank
- People
- All Services
- Private Banking
- Savings and Investment
- GoBulling Platforms
- Institutional and Corporate
- Insights
- Login My.BancoCarregosa
- Contacts
Enter your Username to gain access to your Bank. Complete your authentication on the next screen.
If you are not yet a client, open your account here or contact us for more information
Republicanos têm mais vitórias do que Democratas nos últimos 100 anos
O sistema eleitoral norte-americano é designado de bipartidário, ou seja, assenta em dois grandes partidos, cuja presença na Casa Branca vai alternando. Mas nos Estados Unidos também existem outros partidos: os Verdes, o Partido Libertário, o Partido Constitucional e o Partido do Direito Natural.
Apesar de haver alguma diversidade – o Partido Libertário até já conseguiu alguns sucessos no passado –, tudo acaba por se resumir aos Republicanos (The Grand Old Party – GOP, representado por um elefante) e aos Democratas, que têm como símbolo um burro.
Fundado em 1828, o Partido Democrata é o mais antigo dos dois grandes partidos. A verdade é que desde a vitória de Abraham Lincoln nas eleições presidenciais em 1860 que o Partido Republicano solidificou-se como um dos dois grandes partidos norte-americanos. Desde então que os dois partidos se enfrentaram nas urnas 41 vezes (desde 1789 houve 59 atos eleitoral para a presidência) e dessas, os Republicanos ganharam 24 eleições e os Democratas 17.
Mas nem sempre quem tem mais votos dos eleitores vence o escrutínio – tudo é decidido pelo colégio eleitoral – no que se designa por "the winner takes all". Isso aconteceu em cinco momentos, de acordo com a informação do site da embaixada dos EUA na Dinamarca. A última vez que tal aconteceu foi em 2016 no frente a frente entre Hillary Clinton e Donald Trump (que se recandidata este ano). Clinton venceu com 48% do voto popular, enquanto Trump recolheu 45,9% dos votos. A diferença foi de três milhões de votos.
Apesar da vitória nas urnas, Trump conseguiu 306 dos 538 votos do colégio eleitoral, tornando-se no 45.º Presidente dos Estados Unidos.
As vitórias mais folgadas
Regressando às vitórias dos dois principais partidos, as margens mais amplas para o Partido Republicano ocorreram logo a seguir à Guerra Civil (1861-1865), no período que antecedeu a Grande Depressão dos anos de 1920, com Dwight D. Eisenhower depois da II Guerra Mundial e nas eleições de Richard Nixon, na década de 1970, Donald Reagan e George Bush (pai) nos anos 80 do século passado.
Para os Democratas, as maiores vitórias foram conseguidas durante os períodos da I e II Grandes Guerras e para Lindon B. Johnson e Bill Clinton já na segunda metade do século XX.
Nos últimos anos, os resultados das eleições têm sido mais renhidos. Por exemplo, a vitória de George W. Bush (filho) foi por menos de 7%. Barack Obama conseguiu uma vantagem mais alargada, de cerca de 30% e Donald Trump ganhou e perdeu por cerca de 14%, de acordo com os dados da Statista.