Go back
22 May 2013 09h12

RTP atinge lucros superiores a 40 milhões de euros

O Diário Económico noticia hoje, 22 de Maio, que a RTP atingiu lucros na ordem dos 41 milhões de euros, sobretudo devido aos efeitos do não pagamento de dois subsídios a funcionários e operações financeiras.
 
O crescimento em relação a 2011, onde a RTP apresentou lucros de 18,9 milhões de euros, foi possível com a poupança de 11 milhões de euros em subsídios de férias e Natal e de um benefício de 38 milhões de euros com a operação financeira eurogreen (associada à evolução da Euribor)
 
Apesar do resultado positivo, em termos operacionais, de cerca de 10 milhões de euros, em 2012 a indeminização compensatória líquida foi superior 73 milhões e em 2013 não irá ultrapassar os 42,3 milhões de euros, sublinha a fonte do Diário Económico.
 
Os objectivos traçados pelo Governo, para 2014, implicam que esta transferência deixe de existir e sobrará apenas a Contribuição Audiovisual (cerca de 140 milhões de euros por ano) e as receitas comerciais.
 
As contas da televisão e rádio pública, referentes ao ano passado, serão hoje apresentadas por Alberto da Ponte. Nesta conferência estará também presente a polémica das audiências onde, segundo o Económico, Alberto da Ponte “aproveitará para associar a queda de audiências do canal público aos novos sistema de audiências GFK”.
 
A administração da RTP terá recebido até agora 240 pedidos de informações a rescisões amigáveis, mas não está completamente afastado o cenário do despedimento colectivo. Números não oficiais indicam que esta operação poderá envolver 600 trabalhadores e o processo deverá custar 30 milhões de euros, financiados por empréstimos bancários. A mesma fonte sublinha que Alberto Ponte deverá voltar a referir-se a estas opções.