Go back
10 June 2024 19h12

Scholz afasta cenário de eleições antecipadas na Alemanha

O chanceler alemão Olaf Scholz rejeitou esta segunda-feira um cenário de eleições antecipadas, depois de a corrida ao Parlamento Europeu ter  provocado graves perdas nos três partidos da sua coligação e de o SPD ter obtido o pior resultado de sempre numa votação nacional.

O péssimo desempenho da coligação de Scholz na votação europeia de domingo levou a oposição a apelar ao chanceler alemão para seguir o exemplo de Emmanuel Macron e convocar eleições nacionais antecipadas.

"As próximas eleições estão previstas para o outono do próximo ano e tencionamos realizá-las como planeado", disse Steffen Hebestreit, porta-voz de Scholz. "A ideia de antecipar as eleições nunca surgiu, em momento algum, nunca."

O SPD de Scholz, de centro-esquerda, obteve apenas 14%, os Verdes 12% - menos oito pontos do que nas últimas eleições europeias em 2019 - e o FDP liberal 5%.

O vencedor claro foram os democratas-cristãos de centro-direita - a CDU - com 30 por cento ds votos, mas a Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, também teve um forte desempenho, ficando em segundo lugar com 16 por cento da votação, o seu melhor resultado de sempre numa votação a nível nacional.