Go back
26 July 2024 10h00

Secretário de Estado da Proteção Civil: "Fizemos tudo o que era possível para estarmos preparados" para o verão

"Fizemos tudo o que era possível para estar preparados", adianta o governante no programa Advogado do Diabo. Lembrando que "o número de ocorrências, quando é elevado, torna mais difícil o trabalho", Paulo Ribeiro frisa que "tivemos um reforço de meios" humanos e operacionais no País.

Segundo o governante, estão disponíveis nesta fase 14.155 bombeiros, mais 275 do que no ano passado, e 3.073 viaturas. "Estamos preparados, mas todos os sistemas têm os seus limites", reforça, garantindo que a preocupação do governo foi "ter tudo preparado para não se confiar na sorte".

O secretário de Estado da proteção Civil reconheceu ainda que há problemas com a atratividade da carreira de bombeiro, pelo que adiantou que o Executivo tem estado a trabalhar com as corporações, associações e municípios de forma a encontrar soluções que passam por rever o enquadramento dos bombeiros profissionais, definir uma carreira para os bombeiros voluntários com contrato de trabalho com as corporações e estabelecer um conjunto de benefícios fiscais que abranjam os bombeiros que atuam numa lógica de absoluto voluntariado.

"Quando tomarmos uma medida, têm de se tomar várias medidas que tornem harmoniosa a decisão", frisou.

Luís Miguel Henrique é um rosto conhecido do desporto e como advogado acompanhou o processo BPN, tendo ainda sido o rosto da defesa dos lesados do BPP.

Todas as sextas-feira, Diana Ramos e Luís Miguel Henrique abordam a atualidade económica, ligando-a às questões jurídicas. Sempre - fazendo jus à figura do advogado do diabo - indo além do óbvio.