Go back
18 June 2013 10h17

Selo do carro volta a bloquear sistema do Fisco logo de manhã

O sistema informático do Fisco voltou a bloquear hoje logo pela manhã. “Funcionou apenas 15 minutos, entre as 9:00 e as 9:15 e voltou a bloquear”, denunciou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) ao Negócios. O problema volta a repetir-se depois de, nos últimos dias, os serviços terem estado literalmente entupidos com contribuintes que receberam notificações para pagar o Imposto Único de Circulação (IUC) em falta.
 
Segundo Paulo Ralha, desde o início da semana passada foram enviadas 1,8 milhões de notificações e o objectivo seria enviar quatro milhões até ao final deste mês. O processo, adianta hoje o Correio da Manhã, acabaria por ser suspenso ontem, depois de o STI ter denunciado o que aponta como “um verdadeiro caos nas repartições” um pouco por todo o país.
 
“Verificou-se que era incomportável e que estava a provocar o caos completo”, explica Paulo Ralha. O STI reclama que “sejam tomadas medidas porque os serviços estão completamente desesperados”. De tal forma, relata, que já houve necessidade de solicitar intervenções policiais, “porque os contribuintes estavam a ameaçar os colegas por estarem muito tempo à espera”.
 
Com o sistema a bloquear constantemente, devido ao excesso de solicitações, “não é possível dar resposta e o processo fica completamente parado”, diz o presidente do STI, que antecipa para hoje mais um dia de grande agitação nos serviços de Finanças.