- The Bank
- People
- All Services
- Private Banking
- Savings and Investment
- GoBulling Platforms
- Institutional and Corporate
- Insights
- Login My.BancoCarregosa
- Contacts
Enter your Username to gain access to your Bank. Complete your authentication on the next screen.
If you are not yet a client, open your account here or contact us for more information
Taxa de pobreza aumentou para 17% em 2022
A taxa de pobreza tornou a subir no ano passado, aumentando para 17%, num avanço de 0,6 pontos percentuais face à situação do ano anterior, que tinha sido marcada por uma redução significativa do indicador.
Os resultados do inquérito às condições de vida e de rendimentos, divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indicam que a população em risco de pobreza abrangia 1.779 milhares de residentes no país em 2022, com mais 81 mil pessoas a viverem abaixo do limiar de rendimentos de 60% da mediana nacional.
A linha de pobreza relativa ficou no ano passado em 7.095 euros anuais de rendimento líquido, correspondendo a 591 euros mensais, segundo o INE.
Os resultados do inquérito dão conta também da proporção da população que vive com ligações ténues ao mercado de trabalho e situações de privação material e social severa (por exemplo, na habitação e no acesso a alimentação). Considerando também este universo, a população em risco de pobreza ou exclusão social atinge 2.104 mil indivíduos, numa taxa de 20,1% , igual à do ano anterior.
(Em atualização)