Go back
09 November 2024 09h29

Trump venceu cidade alvo de ?fake news? sobre haitianos que comiam cães e gatos

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu as eleições na cidade de Springfield (Ohio), que ficou famosa durante a campanha pela desinformação promovida pelo próprio magnata republicano sobre os imigrantes haitianos que comiam cães e gatos.

 

Trump obteve 49,7% dos votos contra 49,1% da democrata Kamala Harris, uma vitória de apenas 135 votos, mas significativa porque ocorreu num dos principais epicentros da campanha eleitoral.

 

Há quatro anos, o atual presidente, o democrata Joe Biden, obteve mais 1.800 votos do que Trump.

 

O presidente eleito utilizou o 'palco' durante o seu frente a frente com Harris para afirmar que na cidade de Springfield "as pessoas que chegaram", referindo-se aos haitianos, estão a comer "os animais de estimação das pessoas que lá vivem".

 

Tratou-se de desinformação que circulou durante a campanha eleitoral nas redes sociais, que chamou a atenção dos principais meios de comunicação social do país e que foi repercutida, por exemplo, pelo bilionário Elon Musk, aliado de Trump.

 

As 'fake news' foram divulgadas e partilhadas apesar de as autoridades locais, como o próprio presidente da Câmara, o republicano Rob Rue, terem negado as suspeitas.

 

Springfield, uma cidade no chamado "cinturão da ferrugem" do Ohio, tem assistido nos últimos anos à chegada de um grande número de migrantes, especialmente de origem haitiana, graças ao renascimento da sua indústria.

 

O republicano Donald Trump foi eleito o 47.º Presidente dos Estados Unidos, tendo superado os 270 votos necessários no colégio eleitoral, quando ainda decorre o apuramento dos resultados.

 

Trump segue também à frente da adversária democrata no voto popular, com 50,7% contra os 47,7% de Kamala Harris.

 

O Partido Republicano recuperou ainda o Senado (câmara alta da Congresso) ao ultrapassar a fasquia de 51 eleitos, enquanto na Câmara dos Representantes (câmara baixa) os últimos dados indicam que se encontra igualmente na frente no apuramento, com 211 mandatos, a apenas sete da maioria.