Go back
17 May 2013 09h17

Venda de automóveis na Europa sobe pela primeira vez em 19 meses

A venda de carros na Europa subiu 1,8% em Abril, pela primeira vez em 19 meses, segundo a Bloomberg que cita dados da associação europeia de fabricantes de automóveis (ACEA, sigla original). No total, comercializou-se 1,08 milhões de veículos no quarto mês do ano. Em igual período de 2012 tinham sido transaccionados 1,06 milhões de unidades.
 
Os sinais de que os decisores políticos europeus estão disponíveis para tomar medidas que visem impulsionar o crescimento económico da região beneficiaram o sector automóvel.
 
Na Alemanha, a maior potência da Zona Euro, observou-se um aumento de 3,8% da venda de veículos, depois de cinco meses de quedas. As festividades pascais, que este ano tiveram lugar em Abril, podem ter ajudado a aumentar as vendas de veículos. Porém, Gian Primo Quagliano, analista da CSP afirma que “quando o mercado automóvel muda de direcção, a razão nunca se relaciona apenas com efeitos técnicos de calendário”, cita a agência norte-americana.
 
Quagliano refere que a “recuperação das vendas na Alemanha é positiva e pode ser uma indicação de que os consumidores estão a voltar ao mercado devido aos sinais de que a austeridade na Europa pode ser suavizada”.