Go back
09 July 2013 18h43

Vítor Gaspar regressou ao Banco de Portugal

"O ex-ministro das Finanças já regressou ao seu gabinete no Banco de Portugal. Mal se demitiu, Vítor Gaspar não tirou férias, voltou de imediato  ao cargo de consultor do conselho de administração que deixara para ingressar no  Governo", escreve o "Expresso" na sua edição online.
 
O jornal Público não dá, por seu turno, o regresso como consumado, mas escreve também que no Banco de Portugal é esperado que Vítor Gaspar retome o quanto antes o cargo de consultor especial que exercia antes de, em Junho de 2011, ir para o Governo a convite do actual primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. O jornal escreve ainda que no banco central "admite-se que o regresso de Vítor Gaspar, como conselheiro especial, tenha como finalidade permitir ao ex-ministro cumprir um período de nojo, antes de ser chamado a exercer funções de maior relevância".
 
Vítor Gaspar, 52 anos, era conselheiro do Banco de Portugal desde Fevereiro de 2010. Entre Setembro de 1998 e Dezembro de 2004 foi director-geral do departamento de pesquisa do Banco Central Europeu (BCE).