Prémio Banco Carregosa / Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos

Projeto com contribuição de Inteligência Artificial vence Prémio de Investigação clínica.

A investigação clínica constitui uma das maiores oportunidades de desenvolvimento na área das ciências e tecnologias da saúde em Portugal. Consciente da necessidade de estimular e premiar este potencial, o Banco Carregosa e a Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos uniram-se uma vez mais para atribuir o Prémio Banco Carregosa / SRNOM, uma distinção de âmbito nacional destinada a pessoas singulares ou coletivas com projetos relevantes na área da investigação clínica.

 

O Prémio Banco Carregosa / SRNOM, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da medicina portuguesa, destina-se ao reconhecimento do mérito, galardoando os melhores investigadores pelos trabalhos desenvolvidos e alcançados em investigação clínica. O Prémio é dotado de um valor total de 25 mil euros, distribuídos da seguinte forma: vinte mil euros para o projeto vencedor e cinco mil euros para duas menções honrosas. A cerimónia de entrega da 6ª edição dos prémios realizou-se no dia 1 de dezembro, no Altice Fórum Braga, dia do Juramento de Hipócrates de 2023 dos médicos que iniciaram a sua vida profissional.

 

O Presidente do Júri desta edição é o Senhor Dr. Paulo Portas, integrando também a Presidente do Conselho de Administração do Banco Carregosa, a Senhora Dra. Maria Cândida Rocha e Silva e personalidades da área da saúde como o Professor Doutor António Sarmento, o Dr. Alexandre Figueiredo, o Dr. Miguel Guimarães e o Professor Doutor Rui Vaz.

 

A 6ª edição do Prémio Banco Carregosa / SRNOM, num ano em que bateu o recorde de trabalhos apresentados a concurso, e que evidenciou uma clara e contínua melhoria da qualidade individual das candidaturas, distinguiu como vencedor o investigador, Professor Doutor Miguel Mascarenhas Saraiva, com o projeto “Inteligência Artificial e Anoscopia de Alta Resolução: deteção automática de precursores de cancro anal”.

 

“Este prémio mantém o objetivo de incentivar e apoiar os médicos na investigação clínica, que tem contribuído com avanços muito importantes na área da saúde”, refere o Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Professor Doutor Eurico Castro Alves, salientando que “o carater de inovação deste Prémio está bem patente no projeto vencedor desta edição, com a contribuição da inteligência artificial, integrando tecnologias avançadas à investigação, num compromisso com a evolução e o aprimoramento da medicina”.

Para a Senhora Dra. Maria Cândida Rocha e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Banco Carregosa, “O prémio que o Banco Carregosa distingue dentro de toda a sua retribuição social é precisamente o Prémio Banco Carregosa / SRNOM”.

 

O Premiado, Professor Doutor Miguel Mascarenhas Saraiva, refere que “A tecnologia pioneira para identificação de precursores de cancro anal em anoscopia de alta resolução, foi publicada como artigo original na revista indexada de referência em Coloproctologia, Techniques in Coloproctology, e galardoada com premio ACG Auxilliary Award do Colégio Americano de Gastrenterologia (melhor trabalho científico do congresso) e prémio de melhor apresentação no congresso mundial de cancro anal (IANS 2023). A variadíssima gama de procedimentos endoscópicos e a multifacetada expressão clínica da área digestiva, tem sido campo de extensa e promissora investigação no âmbito da Inteligência Artificial no Serviço de Gastrenterologia do Hospital São João. O desenvolvimento praticado de múltiplas técnicas pioneiras com vasto potencial de aplicação clínica, tem merecido uniforme reconhecimento internacional.”

 

As menções honrosas foram atribuídas aos investigadores Professor Doutor João Lobo, com o projeto “Melhorar a metodologia de quantificação do microRNA-371a-3p em biópsias líquidas de doentes com cancro do testículo: aplicação de um biomarcador não invasivo na prática clínica” e ao Professor Doutor João Sérgio Neves no âmbito do seu estudo sobre o “Papel da Disfunção Endócrina Subclínica no Risco Cardiovascular e Função Cardíaca: Implicações da Modulação da Função Tiroideia e Homeostasia Glicémica”.