Financiamento para Empresas | Linha de Garantia Apoio Turismo + Sustentável

A iniciativa não só contribui para que o setor alcance a neutralidade carbónica e a sustentabilidade ambiental, como também assegura a competitividade e a inovação do turismo em Portugal.

Conjunto de folhas em cima de uma mesa e uma pessoa a escrever nas mesmas

Linha BPF

Linha Apoio Turismo + Sustentável é gerida pelo Banco Português de Fomento (BPF) para apoiar investimentos na área da sustentabilidade ambiental, destinada a PME, small mid cap, mid cap e grandes empresas aderentes ao programa Empresas Turismo 360. As ações pretendem reduzir emissões de gases com efeito de estufa, incorporar energias renováveis, otimizar o consumo de energia primária, gerir água e resíduos de forma eficiente, descarbonizar a mobilidade, promover a circularidade e valorizar a biodiversidade.

Enquadramento

Características:

  • Dotação global 50 milhões EUR;
  • Linha gerida pelo Banco Português de Fomento (BPF), com garantia mútua, apoiando empresas do setor do turismo em investimentos que promovam a transição energética;
  • Permite a conversão parcial do empréstimo numa subvenção, não reembolsável, até 20% do financiamento contratado.

Empresas Turismo 360:

A Linha de Apoio Turismo + Sustentável destina-se a apoiar empresas turísticas que aderiram ao programa Empresas Turismo 360:

  • PMEs,
  • Small Mid-Caps e Mid-Caps;
  • Grandes empresas.
Perguntas Frequentes

Financiamento de investimentos que promovam, pelo menos, gestão de água ou gestão de energia, e também:

  • Mobilidade Sustentável;
  • Gestão de Resíduos;
  • Economia Circular;
  • Biodiversidade.

  • Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME), Small Mid-Caps e Mid-Caps, e Grandes Empresas, localizadas em território nacional;
  • Empresas aderentes ao Programa Empresas Turismo 360º;
  • Apresentem, pelo menos, um ano de capitais próprios positivos a contar do exercício de 2021.
  • Demonstrem viabilidade económico-financeira numa perspetiva forward-looking.
  • Possuam contabilidade organizada e situação económico-financeira equilibrada.
  • No caso de Small Mid Caps, Mid Caps e Grandes Empresas, estejam pelo menos numa situação comparável à classificação B-, em termos de avaliação de crédito da Instituição de Crédito e Sociedade de Garantia Mútua (SGM);
  • Desenvolvam a atividade principal num dos CAEs elegíveis (ver Anexo).

750 000 EUR.

Até 180 meses.

Até 48 meses de carência de capital, após a contratação da operação.

Até 80% / 80%.

A garantia tem a condicionante da empresa adquirir ações da SGM de 2% sobre o valor da garantia a prestar.

O spread máximo será determinado com base na notação de risco própria de cada instituição de crédito e na maturidade da operação.

Resulta do rating, tipologia de empresa e maturidade da operação; incide sobre o montante garantido; e cobrada postecipadamente, de acordo com a periocidade da amortização.

Turista a andar de bicicleta na cidade, com o metro a aparecer por trás

Características financeiras: exemplo representativo

 

Comissões e Encargos:

  • Comissão de Organização: máximo de 0,25%;

  • Comissão de Gestão: máximo de 1,00%;

  • Comissão de Reembolso Antecipado: máximo de 2,50%.

 

As Sociedades de Garantia Mútua cobram uma comissão de garantia que será suportada pelo beneficiário e será liquidada de acordo com a periodicidade da amortização da operação, sendo calculada sobre o montante garantido.

 

Taxa de Juro:

Indexante Euribor acrescido de um spread máximo até 3,464%.

 

ExemploTAE de 4,834%, calculada com base numa TAN de 3,684%, que no presente caso resulta da aplicação de indexante Euribor a 1 mês de 30 de junho de 2025 acrescido de um spread de 1,75%, para um financiamento de 1.000.000 EUR, a liquidar em 84 meses.

 

 

A TAE inclui ainda as comissões de organização, de formalização e de gestão, no presente exemplo conforme máximos definidos no preçário em vigor no Banco e pelo Banco Português de Fomento.

 

Todas as propostas serão objeto de análise e decisão de risco de crédito por parte do Banco L.J. Carregosa, S.A. O presente documento não constitui proposta contratual.

 

Contactar

Mais soluções para Institucionais e Empresas