Top Fundos

Ranking dos fundos com maior volume de subscrição e montantes investidos nos últimos meses.

Comercialização de fundos de investimento disponibilizados pela principais sociedades gestoras.

Todos os perfis de investimento e níveis de tolerância ao risco, horizonte temporal e rentabilidade esperada.

Toda a informação relevante sobre o fundo e subscrição com alguns cliques.

Fevereiro 2024

Maior Montante

Mais Subscritos

As projeções para o crescimento económico global para o ano de 2024 são cada vez mais otimistas

 

 

 

As projeções para o crescimento económico global para o ano de 2024 são cada vez mais otimistas. 

 

A economia americana continua a revelar-se mais dinâmica do que era antecipado e poderá evitar um período de recessão nos próximos meses. As restantes economias mostram um dinamismo inferior, mas essa assincronia poderá até ajudar no processo de desinflação, ao evitar um sobreaquecimento da economia global e consequente pressão sobre o preço das matérias primas.

 

A Inteligência Artificial permite vislumbrar um mundo mais produtivo e menos inflacionista, uma combinação de fatores muito positivos para os mercados acionistas. O peso atribuído às oportunidades em relação ao atribuído às eventuais ameaças é sintomático do otimismo.

 

O cenário de abrandamento económico, afastado por agora das projeções dos investidores, revela-se pouco pertinente. O mercado passou a assumir que, no caso improvável desse acontecimento, os bancos centrais já estarão aptos a ativar uma política monetária acomodatícia, segurando o valor dos ativos, nomeadamente das empresas growth. 

 

Numa conjuntura que se vai revelando ideal para a valorização do mercado acionista é compreensível que os ativos financeiros se transacionem com níveis de avaliação correspondentes, ou seja, valores que descontam um futuro com poucas ou nenhumas surpresas negativas. O preço dos ativos financeiros é neste momento um dos principais riscos que pode acentuar algum movimento de consolidação deste movimento numa correção mais material, em consequência de um evento negativo.

 

Se o cenário de abrandamento económico está mais afastado e terá possivelmente um impacto moderado caso venha a acontecer, um eventual segundo surto inflacionista poderá ser o catalisador de uma correção mais acentuada.

Os potenciais contribuidores para esse ressurgimento da inflação permanecem adormecidos. Os valores das matérias-primas continuam a contribuir para o processo de desinflação, os salários ainda que lentamente, estão a moderar o ritmo de crescimento e os balanços dos bancos centrais estão a encolher. Contudo, a tecnologia da IA é uma utilizadora intensiva de energia e esse pode ser o próximo bottleneck a preocupar os investidores e a ter o potencial de ressurgir o valor da energia. Nos EUA o preço de Gás Natural está em valores mínimos, abaixo do observado antes do início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Será mais uma variável que importa monitorizar.

 

Enquanto a inflação estiver controlada ou em vias de ser controlada, o investimento em obrigações permite fixar taxas de rentabilidade real moderadamente positiva. O investimento em títulos de rendimento fixo deverá permitir proteger a carteira em caso de uma surpresa negativa ao nível do crescimento económico.

Uma carteira diversificada, deverá manter-se investida no mercado acionista, tirando partido das perspetivas para o crescimento económico, ainda com uma alocação moderada, para conseguir suportar eventuais movimentos de consolidação ou correção causados por um reajuste dos níveis de avaliação a uma realidade que tende a não ser perfeita.

Sociedades Gestoras de Fundos

A oferta de fundos de investimento transacionados online abrange, em termos de alocação de ativos, todos os perfis deinvestimento e níveis de tolerância ao risco, horizonte temporal e rentabilidade esperada.

Informação Legal

 

A informação aqui contida identifica os fundos de investimento mais subscritos, por montante e quantidade, no período de referência por clientes do Banco Carregosa, não considerando qualquer elemento pessoal de um específico potencial investidor, não tendo sido considerados quaisquer elementos que permitam aferir sobre a adequação de qualquer investimento ou desinvestimento a uma pessoa em concreto e não constituindo uma recomendação de investimento. O potencial investidor é responsável pela suas decisões de investimento, devendo considerar, de modo cuidado, os seus objetivos de investimento, situação financeira, tolerância e capacidade de suportar o risco do investimento nos instrumentos financeiros em causa. A tomada de qualquer decisão de investimento cabe a cada potencial investidor, devendo obter os esclarecimentos e aconselhamentos profissionais sobre as características e os riscos dos serviços e instrumentos financeiros em causa, adequados ao seu nível de conhecimento e experiência, em particular, de variação de preço e de eventual perda de capital. Quaisquer ordens de subscrição ou resgate são da exclusiva responsabilidade do potencial investidor, devendo qualquer decisão de investimento ser precedida da tomada de conhecimento e aceitação dos termos e condições integrantes dos documentos constitutivos de cada Fundo de Investimento que se encontram disponíveis para consulta aqui, aí incluídos o "Prospeto” e as "Informações Fundamentais aos Investidores” (IFI).As Sociedades Gestoras podem partilhar com o Banco Carregosa, na qualidade de distribuidor, uma parte das Comissões de Gestão e/ou Distribuição cobradas pelo fundo, bem como oferecer outros benefícios não monetários. Entendem-se por benefícios não monetários o acesso a documentos de pesquisa e de recomendação de investimento e o acesso a colaboradores do Banco Carregosa a conferências e formações organizadas pela Sociedades Gestoras. Em todo o caso, o recebimento destas comissões não põe em causa a independência do Banco Carregosa.

Linha de Apoio ao Cliente

Horário: segunda a sexta-feira, das 09h até às 19h.

Custo de chamada para a rede fixa nacional.

Contactar

Mais soluções de Poupança e Investimento