Go back
22 June 2026
06h25
Source:
Jornal de Negócios
Explosão em terminal de gás no Qatar deixa 54 feridos e 18 desaparecidos
Um incêndio causou uma explosão no principal terminal de exportação de gás natural do Qatar no domingo, resultando em pelo menos 54 pessoas feridas e outras 18 desaparecidas.O incêndio na área industrial de Ras Laffan aconteceu quando trabalhadores tentavam retomar operações após o bombardeamento iraniano durante a guerra.O incidente poderá agravar ainda mais o caos nos mercados energéticos globais, sobretudo porque o Qatar continua a ser um dos maiores produtores mundiais de gás natural.O país tinha suspendido a produção devido ao bloqueio iraniano no Estreito de Ormuz, que impedia o envio de carregamentos aos clientes.Com o alívio parcial da pressão iraniana sobre o estreito, no quadro das negociações para um cessar-fogo permanente, o Qatar iniciou trabalhos para reativar o terminal de exportação.Mas na noite de domingo esses trabalhos desencadearam uma explosão e incêndio nas instalações de abastecimento de gás Barzan, informou a empresa estatal QatarEnergy.A dimensão dos danos permanece incerta. Inicialmente, as autoridades referiram apenas alguns feridos, mas horas mais tarde o Ministério do Interior anunciou um número muito mais elevado de vítimas.